Vila de Caraíva | A vila | Praias | Onde Ficar | Onde Comer | Atrações

Vila de Caraíva

O Brasil começou aqui!

500 anos.

Pois é, Caraíva, esse pequeno povoado situado ao sul da Bahia, foi um dos primeiros pontos avistados pela expedição que descobriu o Brasil naquele abril de 1500. Este recanto, com cara e a hospitalidade de uma vila de pescadores, é um dos últimos pontos turísticos preservado e devidamente resguardado contra a ação predatória do progresso.

Tente imaginar o seguinte cenário: um lugar onde não trafegam carros, separado do continente por um rio e onde o acesso é feito somente com pequenos barcos. Um lugar onde existe energia elétrica subterrânea para manter o charme do local. Um lugar onde as ruas não são de asfalto, ou de terra, mas, sim, de areia. Um lugar com lindas e intocadas praias disputando sua atenção, palmo-a-palmo, com a exuberância da Mata Atlântica. Um lugar onde a natureza reina absoluta. Conseguiu imaginar?

Caraíva é isso. Um local paradisíaco que preserva suas origens e raízes numa rara harmonia com o turismo consciente.

Dê asas a sua imaginação. Venha para Caraíva!

Existem diversas opções de entretenimento como passeios de barco, pontos para mergulho, pesca esportiva, caminhadas, cavalgadas, entre outras. Existem, ainda, boas opções de restaurantes e bares. Tudo muito simples, mas com muita qualidade.

Fotos de Caraíva

Rio Caraíva
Nesse passeio de canoa ou barco, pelo principal rio da cidade, o turista tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da vegetação que acompanha o rio, além de banhar-se em algumas praias.

GEOGRAFIA e HISTÓRIA

Clima
O sol brilha o ano inteiro em Caraíva. Entre junho e agosto a probabilidade de chuva é maior do que no resto dos meses.

Vegetação
A vegetação de Caraíva é formada, principalmente, pela Mata Atlântica, além de apresentar áreas formadas por campos, restingas e mangues. São comuns árvores como o Pau-brasil, o Jequitibá, o Araribá e o Visgueiro.

Relevo
A fisionomia de Caraíva é formada por praias, rios e mangues.

História e Cultura
Caraíva sempre teve como principal atividade econômica a exploração de madeira. Isso até 1948, quando a explosão de uma caldeira destruiu a Serraria. Atualmente o turismo é a principal renda da cidade. Estar em Caraíva é viver a natureza. Lindas praias intocadas, em contraste com o verde da Mata Atlântica. Um povoado que desafia o turismo predatório e surpreende com sua beleza quase primitiva.