Vila de Caraíva | A vila | Onde Ficar | Onde Comer | Atrações

O que fazer, atrações em Caraíva

  1. Aldeia Pataxó
  2. Capoeira
  3. Costa do Descobrimento
  4. Kite Surf
  5. Monte Pascoal
  6. Resex
  7. Pura Vida

Descida de Boia no Rio Caraíva

Há varios moradores que oferecem na beira do Rio Caraíva este passeio. É fácil achar. Uma lancha leva seu grupo até a Prainha de Caraíva onde começa a descida pelo Rio Caraíva até o centro da vila. A correnteza da vazante facilita o passeio de boia. A atração principal são os manguezais e a calma do lugar. Muito relaxante!

Passeios de Buggy Caraíva - Aldeia Barra Velha - Corumbau

Há 3 pontos de buggy em Caraíva. Um na praça da Igreja, outro no estacionamento e mirante da aldeia Pataxó e outo na praia, límitrofe Caraíva Velha com a Terra Indígena.

Os passeios para a Aldeia Mãe de Barra Velha, Corumbau e Reserva Cultural e ambiental Porto do Boi, são feitos pelos mesmos indios Pataxós.

Aluguél de Caiaques em Caraíva

Na praça da igrezinha pergunte pela conveniência do Valmir onde você poderá combinar o aluguel de caiaque para relaxar nas águas do Rio Caraíva. Aproveite as inchentes e vazantes para realizar um bom passeio.

Passeios de Lancha pelo Rio Caraíva e Aldeia Pataxó

A Associação de Nativos de Caraíva (ANAC) e Associação da Reserva Ambiental e Cultural Porto do Boi organizam passeios de lancha pelo rio até a Aldeia Pataxó onde pode-se conhecer a cultura indígena da região. Escutar histórias ancestrais, experimentar a bebida do indio e comer peixe na folha são alguma das experiências que vivencia o visitante. Também pode-se fazer uma curta caminhada pela Mata Atlántica preservada.

Saídas diárias desde a Rua dos Navegantes beira o Rio Caraíva onde a ANAC tem o ponto de recepção aos turistas.

Passeios de Barco para Corumbau e Praia do Espelho / Curuípe

A ANAC (Associação de moradores de Caraíva) organiza passeios de barco com paradas nos recifes para mergulho com snorkel. O ponto de saída na temporada alta é na rua dos navegantes beira o rio Caraíva. 6 pessoas Mínimo para realizar o passeio

Passeio para Curuípe e Praia do Espelho: Saída as 9h00. Parada de 20 minutos nos recifes Tatuaçu para mergulho com snorkel. Desembarque em Curuípe. Volta as 16h00 (1 hora de trajeto).

Passeio para Ponta de Corumbau. Saída as 9h00. Parada de 30 minutos nos recifes de corais para mergulho com snorkel. Desembarque em Corumbau. Volta as 16h00 (1 hora e 10 minutos de trajeto).

Lotação: Há barcos disponíveis com capacidade de 6, 10 e 18 pessoas.

Caminhadas pelo Parque Nacional do Monte Pascoal

O passeio pode durar de dois a cinco dias, dependendo do interesse do visitante.

O de dois dias vai até Monte Pascoal, passando pela Aldeia Mãe de Barra Velha, Boca da Mata e Pé do Monte. Percorre-se uma distância de aproximadamente 40 quilômetros. O passeio de três dias visita a aldeia Kaxandó, a Aldeia Mãe de Barra Velha, e as aldeias Tiba e Pequi, em Cumuruxatiba.

O roteiro mais completo, de cinco dias, visita a aldeia Kaxandó, Boca da Mata e Meio da Mata, Pé do Monte, Águas Velas, Corumbauzinho e Cahy, Tiba e Pequi, além da subida ao Monte Pascoal.

O que está incluído: acompanhamento dos guias Pataxó autorizados pelos caciques das aldeias, taxa de entrada no parque, subida ao Monte Pascoal