Vila de Caraíva | A vila | Onde Ficar | Onde Comer | Atrações

Costa do Descobrimento

Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, em 1999. Cercada por diversos atrativos naturais - como praias, baías, enseadas, falésias, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis - a região possui condições favoráveis para a prática do turismo de aventura e ecoturismo.

Diversas praias paradisíacas encantam os visitantes do local. Em Porto Seguro, as mais visitadas são Tacimirim, Taperapuã e Mundaí; em Cabrália, destacam-se Coroa Vermelha, Mutuarí e Arakakaí; Trancoso tem as praias de Nativos dos Coqueiros e do Nudismo como boas opções para banho; em Arraial d’Ajuda, as praias do Delegado, Mucugê e Parracho chamam atenção; quem visita Caraíva não pode deixar de conhecer a praia do Espelho, que, localizada no meio de uma falésia, está entre as dez melhores do Brasil; na Costa do Descobrimento encontram-se, ainda, as praias de Santo André, das Tartarugas e de Santo Antônio, também muito procuradas.

Entre as áreas ambientais protegidas, destacam-se o Parque Marinho Recife de Fora, a Reserva Ecológica Pau–Brasil, o Parque Nacional de Monte Pascoal e a Estação Vera Cruz, além das áreas de preservação situadas em Coroa Vermelha, Santo Antônio e Caraíva -Trancoso.

As belezas naturais são reconhecidas pelos visitantes, principalmente entre praticantes de esportes radicais, que, por hora, parecem ter um contato mais próximo com tais atrativos. Durante os passeios de ultraleves é possível admirar toda a beleza da região, em um ângulo diferenciado. A costa do Descobrimento reserva pontos ideais para a prática do mergulho, windsurfe, surfe, kitesurf, trekking, cavalgadas, dentre outros. Vale ressaltar que a diversão não acaba por aí.

A região tem uma vida noturna bem diferenciada. Ao contrário do que acontece na maioria das áreas litorâneas, onde os programas realizados de dia são mais atrativos que os realizados a noite, na Costa do Descobrimento o lazer noturno também é ponto de destaque. O turista já não sabe mais se vai preferir aproveitar o dia ou a noite. Na maioria das vezes, ele acaba aproveitando o máximo que pode dos dois, mostrando que, durante as visitas, dormir não é a prioridade.

Os horários são tão atípicos, que, em muitas cidades da região, o comércio funciona até a madrugada, com venda de roupas, artesanatos, etc. Os eventos promovidos pelas casas de shows, barracas de praias e boates, que sempre terminam ao amanhecer, garantem a diversão madrugada a dentro.

Diversão que nunca cessa. Há mais de 500 anos essa região recebe a visita de diversos desbravadores, em busca dos mais inusitados produtos. Nos tempos atuais, os desbravadores são mais conhecidos como “turistas”, que buscam altas doses de adrenalina e muita história, em um cenário composto por sol, mar e muita tranqüilidade.